Por que Devo Estudar Teologia?

estudar teologiaPor que Devo Estudar Teologia? Muitas pessoas dizem que não gostam de estudar teologia por que ela é bastante técnica, seu vocabulário é extremamente complicado. Alguns dizem que estudar teologia é aumentar a cabeça e esqueletizar  a alma. O erudito Sproul analisando a historia ratifica que os maiores gênios teológicos foram homens de profunda espiritualidade. Ele cita Lutero, Calvino, Edwards, John Wesley. Para ele o intelecto e o coração fazem parte da verdadeira devoção a Deus. No entanto, o Teólogo A.W. Tozer diz que a verdade é um pássaro de duas “asas” e afirma que um conhecimento sério de Deus é a base para todo cristão.

Todos nós devemos mergulhar na Bíblia  e estudar teologia(Jr 9.23). Teologia nada mais é do que conhecer os pensamentos de Deus e sua vontade para os diversos temas da vida, igreja sociedade e Deus. Todos nós quando abrimos nossa boca para falar do Senhor estamos fazendo teologia, pois estamos relatando de Deus. A Grande questão é como estamos refletindo o Ser de Deus e sua obra. Karl Barth disse que somente Deus pode falar de Deus, os homens falam de Deus através da Revelação e isso é teologia.

Na idade média a grande tragédia que pairou sobre aquela geração foi justamente teológica ou doutrinaria. As pessoas aceitavam tudo que a igreja dizia, por elas desconheciam as doutrinas centrais da Bíblia. Isso trouxe um grande prejuízo para aquele período. Houve reações contra isso, como no caso dos monges e tantos outros que ao longo do caminho se distanciaram da igreja católica.

Com o advento da reforma Deus usou homens que usaram a Bíblia e a teologia para derrubar os conceitos errados da igreja. A Sola Eclésia, foi modificada para a Sola Scriptura. Foi a teologia que muitos condenam que livrou a igreja das algemas da tradição e da ignorância, pois o tribunal das decisões doutrinárias estão na Bíblia.

Estamos vivendo um ressurgimento em nossa geração quase igual ao da idade média. Muitos ensinos errados estão dentro das igrejas, práticas antibiblicas estão sendo feitas na igreja e a maioria do povo acha que isso é correto, mas a Bíblia aponta para outra direção. Precisamos de uma nova reforma bíblica na igreja e Deus conta comigo e com você para levarmos para essa geração o Evangelho Santo de sua Palavra. Nós como cristãos temos um grande legado teológico deixado por Deus na sua Bendita Palavra e também pela  historia da Igreja.

Por que Devemos estudar Teologia?

Dr. Millard Erickson responde:

1)   Crenças doutrinárias corretas são essenciais no relacionamento entre o cristão e Deus.

2)  A doutrina é importante por causa da ligação entre a verdade e a experiência.

3)    A compreensão correta da doutrina é importante por que hoje há muitos sistemas de pensamentos religiosos e seculares que disputam nossa devoção

Sendo assim, teremos uma clara “Ortodoxia” (Ensino Correto) que envolve a “Ortopraxia” (Prática Correta) e a “Ortopatia” (Sentimentos corretos), isso lança por terra a “Heterodoxia” (Ensino Errado) e juntamente com ela a “Heteropraxia” (Prática Errada) e a “Heteropatia” (Sentimentos Errados).

“Viver a vida cristã sem as doutrinas cristãs é como jogar futebol sem bola”. – Franklin. Ferreira, Myatt.

Centro de Treinamento Teológico Harland Graham  

Baixe o eBook Gratuito "Crer é Também Pensar".

John Robert Walmsley Stott,  foi um pastor e teólogo anglicano britânico, conhecido como um dos grandes nomes mundiais evangélicos.

Thiago Aguiar

Thiago Aguiar, Casado com Juliana Aguiar, Cristão, Salvo por Jesus Cristo, Ministro do Evangelho, Bacharel em Teologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Empreendedor Digital, Blogueiro, Serve na Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, em Natal/RN.

Website: https://thiagoaguiar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *