Como Implantar Membresia a uma Igreja em Plantação?

Na sua origem, a maioria das igrejas em plantação não é capaz de atuar como congregações em pleno funcionamento. Na ausência de uma membresia formal, a igreja não pode praticar a disciplina eclesiástica ou administrar a Ceia do Senhor ou o batismo de um modo bíblico.

igreja-em-plantação-post

Assim, os plantadores de igreja devem sentir um encargo de estabelecer uma membresia tão cedo quanto possível.

Mas como deve ser essa mudança de um ponto de pregação para uma congregação com membresia?

Os benefícios da membresia em uma igreja em plantação

Alguns estrategistas de plantação de igrejas ensinam que a membresia é um aspecto lateral no objetivo da plantação de igrejas.

Afinal de contas, os plantadores devem estar chamando as pessoas a participarem da vida e da missão da igreja. Essa participação, eles sustentam, é melhor manifestada em ações, e não em pactos de membresia formais.

Mas estabelecer uma membresia formal acarreta ao menos três benefícios para uma nova igreja.

A membresia convoca os frequentadores a um compromisso mais firme.

Primeiro, estabelecer uma membresia de igreja convoca os frequentadores regulares a um compromisso mais firme.

Quando um plantador começa uma nova obra, um número de pessoas provavelmente começará a frequentar, a fim de conferir o que está acontecendo por ali.

Mas pode ser difícil perceber se é possível contar com essas pessoas para participarem da vida da igreja.

Estabelecer uma membresia dá a essas pessoas um momento “pegar ou largar”. Isso remove a ambiguidade quanto ao seu relacionamento com a congregação e as convoca a se comprometerem plenamente com a obra da igreja.

A membresia aumenta a responsabilidade mútua

Segundo, estabelecer uma membresia de igreja aumenta a responsabilidade mútua entre a própria congregação e entre a congregação e a liderança.

Membresia requer comprometimento e isso esclarece, em termos bíblicos, o que significa ser parte da igreja.

Quando alguém deixa de ser um visitante e se torna um membro, está se comprometendo a amar, cuidar e orar pelas outras pessoas da igreja.

A membresia também permite aos plantadores saberem de quem devem cuidar e a quem supervisionar; e permite aos plantadores cobrar as pessoas por seus compromissos.

A membresia permite à igreja cumprir suas responsabilidades bíblicas

Terceiro, estabelecer uma membresia de igreja permite à igreja cumprir todas as suas responsabilidades bíblicas.

Sem membresia de igreja, o batismo e a Ceia do Senhor perdem uma parte importante de seu significado (o batismo como meio de entrada na comunidade da aliança e a Ceia do Senhor como o sinal da contínua participação naquela comunidade).

Além disso, mandamentos como Hebreus 13.17 (“obedecei aos vossos guias”) e 1 Coríntios 5.13 (“expulsai, pois, de entre vós o malfeitor”) somente podem ser obedecidos quando o “vós” da igreja está claramente definido.

Quando estabelecer a membresia da igreja

O momento certo para implantar uma membresia de igreja varia a depender de circunstâncias. Se a plantação começa a partir de uma igreja estabelecida e possui grupo nuclear identificável, pode ser sábio reconhecer imediatamente as pessoas daquela equipe inicial como a membresia da nova igreja.

Se o plantador está trabalhando numa “plantação de paraquedas” (na qual ele chega sozinho a um lugar e cada membro é um novo convertido), pode ser necessário algum tempo até que ele possa constituir a igreja e formalizar a membresia.

ARTIGO COMPLETO – Veja o restante do desenvolvimento e a conclusão desse artigo: VER ARTIGO

igreja em plantação

Baixe o eBook Gratuito "Crer é Também Pensar".

John Robert Walmsley Stott,  foi um pastor e teólogo anglicano britânico, conhecido como um dos grandes nomes mundiais evangélicos.

Thiago Aguiar

Thiago Aguiar, Casado com Juliana Aguiar, Cristão, Salvo por Jesus Cristo, Ministro do Evangelho, Bacharel em Teologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Empreendedor Digital, Blogueiro, Serve na Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, em Natal/RN.

Website: https://thiagoaguiar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *