Três Razões para um Cristão Evangelizar os Judeus

tres-razoes-cristao-evangelizar-judeus-post

Então, aqui estão alguns pontos para nos ajudar a pregar o evangelho a judeus a partir do Antigo Testamento.

Três Razões para um Cristão Evangelizar os Judeus

Conheça bem o Antigo Testamento

Não há substituto ao conhecimento do Antigo Testamento. E também não há atalhos. A fim de compreender como os apóstolos no Novo Testamento pregavam e como nós devemos pregar hoje, precisamos conhecer o Antigo Testamento.

Precisamos saber não apenas as histórias, mas também como elas se relacionam organicamente umas com as outras. Qual é o enredo do Antigo Testamento?

Quais são os temas que perpassam todo o enredo (por exemplo, o Filho de Deus, a aliança, a presença de Deus, a terra e assim por diante)? Uma vez que você comece a ver essas coisas mais claramente, você também verá as muitas tensões no Antigo Testamento que simplesmente imploram para serem resolvidas em Jesus Cristo.

Siga de perto e aprenda com os exemplos dos apóstolos em Atos

O relato de Lucas acerca do ministério primitivo dos apóstolos é de imensa importância. É o único relato substancial dos sermões apostólicos nos quais Cristo é explicitamente pregado a partir do Antigo Testamento. Aqui estão três exemplos:

Pedro, após o Pentecostes, sustentou que Davi estava falando de alguém superior a si mesmo ao dizer, no Salmo 16.10: “Pois não […] permitirás que o teu Santo veja corrupção” (ver Atos 2.25-40).

Estevão, diante do Sinédrio, sustentou que, ao longo de toda a história de Israel, o povo manteve o padrão de rejeitar a Deus quando ele lhes era condescendente, falava a eles e até mesmo habitava com eles. A rejeição do Filho de Deus não era diferente (Atos 7.1-53).

Paulo, em Antioquia, demonstrou que não apenas Jesus era o descendente de Davi, mas que a sua ressurreição cumpria todas as esperanças da linhagem real de Davi que Deus havia prometido (Atos 13.16-41).

Esses homens não estavam usando estranhos truques mágicos hermenêuticos para fazer Jesus aparecer onde quer que eles desejassem, mas eles mostravam que Jesus cumpria as esperanças e aliviava as tensões do Antigo Testamento, o que corresponde ao próximo ponto.

Mostre como Jesus cumpre as esperanças e alivia as tensões do Antigo Testamento

O evangelho de Jesus Cristo cumpre toda esperança e alivia toda tensão no Antigo Testamento: a esperança do perdão dos pecados e as tensões de um sacerdócio inadequado; a esperança do descanso e as tensões de um povo que nunca teve paz com seus inimigos; a promessa de Deus habitar com o seu povo e a tensão de um povo sem templo.

Artigo Completo

Leia o artigo “3 Dicas para Evangelizar Judeus a partir do Antigo Testamento ” e veja o desenvolvimento completo do texto. Ver Artigo Completo

Thiago Aguiar

Thiago Aguiar, Casado com Juliana Aguiar, Cristão, Salvo por Jesus Cristo, Ministro do Evangelho, Bacharel em Teologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Empreendedor Digital, Blogueiro, Serve na Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, em Natal/RN.

Website: https://thiagoaguiar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *