Todas as Nações e a Plantação de Igrejas

A Grande Comissão. Nem a palavra “grande” nem a palavra “comissão” estão no texto, mas a descrição é apropriada. Essa “ordem, encargo ou direção autoritativa” é “ampla, extrema e notável de um modo incomum” (as expressões são tomadas de definições do dicionário para ambas as palavras). Mas por quê?

Todas as Nações e a Plantação de Igrejas

O escopo principal do mandato está contido nestas pequenas palavras: todas as nações. A expressão é traduzida do grego panta ta ethn?. Com freqüência, ela é objeto de importante discussão. Quando muitas pessoas ouvem ethn?, ou “nações”, elas pensam em países. Mas, quando Jesus falou essas palavras, não havia países do modo como conhecemos hoje. O estado-nação é uma invenção da era moderna. Nos dias de Jesus, havia grupos populacionais e havia impérios. Então, Jesus falava de povos – todos os povos.

Quando Jesus disse “de todas as nações”, ele não se referia exatamente ao que os missiologistas gostariam que eu lesse no texto – como se ele estivesse falando de onze mil grupos populacionais etnolinguísticos existentes no mundo hoje. Contudo, ele pretendia se referir a mais do que a meramente aos não-judeus ou gentios. Ele falava a um povo judeu que sabia que Deus criou as nações em Babel (Gênesis 11.9), chamou as nações “até Jerusalém” (Isaías 2), exibiu as línguas das nações em Pentecostes (Atos 2) e será adorado por homens e mulheres de toda língua, tribo e nação eternamente (Apocalipse 7).

Em outras palavras, quando Jesus falou sobre ir às nações, os ouvintes do seu tempo entendiam a imensidão dessa notável tarefa. A ideia de “as nações” não era nova para eles – embora Jesus estivesse mudando o modo como o povo de Deus lidaria com elas.

Ao falar acerca das nações, Jesus reverteu a direção da missão. Não eram mais as nações que deveriam ir até Jerusalém (Isaías 2), mas os discípulos que agora deveriam ir de Jerusalém (Atos 1.8).

[box type=”shadow” ] ARTIGO COMPLETO – Veja o Desenvolvimento Completo do Texto Lendo o Artigo Completo: Clique Aqui para Ler o Artigo Completo[/box]

todas as nações

 

Baixe o eBook Gratuito "Crer é Também Pensar".

John Robert Walmsley Stott,  foi um pastor e teólogo anglicano britânico, conhecido como um dos grandes nomes mundiais evangélicos.

Thiago Aguiar

Thiago Aguiar, Casado com Juliana Aguiar, Cristão, Salvo por Jesus Cristo, Ministro do Evangelho, Bacharel em Teologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Empreendedor Digital, Blogueiro, Serve na Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, em Natal/RN.

Website: https://thiagoaguiar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *