Toda Pessoa Nascida de Novo Deve Participar de Uma Igreja – O Corpo de Cristo

a igreja

Toda pessoa nascida de novo deve participar de uma igreja. Uma das figuras mais usadas no Novo Testamento para a igreja é que ela é o corpo de Cristo.

A igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de igreja, não estamos nos referindo ao prédio feito de tijolos, madeira ou outra coisa qualquer. Igreja refere-se a pessoas, povo de Deus. Portanto, é necessário compreendermos o seu significado na sua essência.

O QUE É IGREJA?

Em primeiro lugar, igreja na sua essência significa que Deus em Cristo chama “para fora” do mundo. Em segundo lugar, é a comunidade espiritual formada de todos os cristãos verdadeiros – Hb 12:22-23. Em terceiro lugar, é também uma comunidade local formada de pessoas regeneradas por Cristo – 1Co 1:2; Ef 1:1. Em quarto lugar, é o corpo de Cristo presente no mundo – 1Co 12:12-27; Cl 1:24. Em quinto lugar, existem outros símbolos usados para a igreja que revelam a sua natureza: edifício – Ef 2:19-22; Casa – Hb 3:6; 1Pe 2:5; Lavoura – 1Co 3:9.

AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA

Os seguintes fatos caracterizam a igreja do Novo Testamento:

Em primeiro lugar, toda igreja reconhece que Cristo é o cabeça do corpo – Ef 1:22. Em segundo lugar, a pregação de Cristo como Salvador e Senhor – 1Co 2:1; 1Pe 2:9. Em terceiro lugar, os seus membros vivem em comunhão e amor – Jo 13:34-35. Em quanto lugar, há crescimento em qualidade “santificação” e em quantidade “conversão” – 1pe 2: 1-5. Em quinto lugar, ensino da Bíblia – Cl 1:28; At 20:27. A Bíblia é a única autoridade e norma de conduta. Tradições, livros “revelados”, visões, não entram em cogitação. Em sexto lugar, Perseverança em oração – At 2:42. Em sétimo lugar, prática de mútuo entre seus membros – Gl 6:2; Fl 2:3-4. Em oitavo lugar, louvor a Deus – At 2:47. Em nono lugar, tem uma visão mundial na obra da evangelização – At 1:8. Em decimo lugar, está preocupada em fazer discípulos de Cristo – Mt 28:18-20; 2Tm 2:2 e por fim, decimo primeiro lugar, é uma igreja alegre e que atrai outras pessoas – At 2:47.

POR QUE A IGREJA É NECESSÁRIA?

A igreja foi criada pelo próprio Deus – Mt 16:18. Através da fundação do mundo ela já tinha sido planejada pelo Criador – Ef 1.4. No entanto, e igreja tem objetivos bem definidos a serem alcançados enquanto ela estiver aqui neste mundo: destacaremos alguns desses objetivos – apresentar Jesus às pessoas, a sua missão de sal e luz – Cl 1.28; levar pessoas à maturidade em Cristo; Glorificar a Deus – Ef 1;11-12.

POR QUE DEVEMOS PERTENCER A IGREJA?

Pelas razões explicadas acima. Entretanto, um membro do corpo de Cristo não tem vida independente – Ef 4:16. Sendo assim, é o meio estabelecido por Deus para o nosso crescimento espiritual – Hb 10:24-25; Ef 4:14.

COMO PODEMOS PERTENCER À IGREJA?

Somos introduzidos no Corpo de Jesus Cristo pelo Santo Espírito quando nos arrependemos e entregamos a nossa vida por completo a Cristo – 1Co 12:13. Todavia, é necessário que tenhamos convicção da salvação pela fé em Cristo At 2:41 e Jo 5:12. Através do batismo nos identificamos com Jesus e com seu corpo, a igreja. O batismo é uma ordem expressa do Senhor – Mt 28:18-20. Simboliza o fim de uma vida e o início de outra – Rm 6:4-6 e 2Co 5:17. Portanto, identifica a pessoa em Cristo e com a sua igreja At 2:38

Porquanto, Cristo deixou duas ordenanças para a sua igreja: Batismo e a Ceia do Senhor. Pelo batismo, como ato de obediência, o cristão declara publicamente a sua fé. Ao particular da Ceia, ele se recorda do sofrimento e morte de Cristo pelos seus pecados, bem como declara que está em comunhão com Ele e anuncia a Sua vinda.

a igreja

Thiago Aguiar

Thiago Aguiar, Casado com Juliana Aguiar, Cristão, Salvo por Jesus Cristo, Ministro do Evangelho, Bacharel em Teologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Empreendedor Digital, Blogueiro, Serve na Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, em Natal/RN.

Website: https://thiagoaguiar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *