7 Maneiras de Comunicar Cristo aos Outros

7 maneiras de comunicar cristo aos outros

Aprenda neste artigo as 7 Maneiras de Comunicar Cristo aos Outros e compartilhe a sua experiência com seus amigos e fale para eles a certeza da Salvação.

Muitos descrevem a experiência de conversão de um modo diferente de você. Na verdade, as circunstâncias, ações, reações e emoções variam bastante.

Entretanto, há um fato comum a todos os que se encontram com Cristo e entregam a sua vida a Ele: a transformação da vida. Testemunhar é comunicar aos outros o que Jesus fez e está fazendo em sua vida. Não tenha medo de contar para todo mundo o que Cristo fez por você.

1 – O QUE É TESTEMUNHAR?

1.1. É contar algo que você viu e ouviu ou que aconteceu com você – Atos 22:15

1.2. É comunicar a outros o que é necessário para a sua salvação: arrependimento e fé – Atos 20:21

1.3. É compartilhar com outros a sua experiência com Jesus – I João 1:3

2 – COMUNICAR O QUÊ?

2.1. Conte como era a sua vida sem Cristo: o seu espírito estava morto nos seus pecados – Efésios 2.2. Os problemas na vida surgem porque o espírito do homem não está recebendo orientação de Deus, ou está mesmo atuando contra Deus. Pense em alguns problemas que você enfrentava antes de receber a Cristo.

Existe alguns elementos que fazem parte da constituição do homem que é importante que observemos. Esses elementos são: corpo, alma e espírito (I Tessalonicenses 5:23). O espírito estava sem comunicação com Deus (morto).

Não havia paz no coração. A alma, que é o que você pensa, sente, e deseja, era controlada por você mesmo. Assim sendo, as suas decisões eram baseadas naquilo que você pensava e não na Palavra de Deus.

O seu corpo sofria por causa de suas paixões e desejos. Muitas pessoas sem Cristo entregam-se à prática de vários tipos de vícios.

2.2. Conte o que Jesus fez por você: Jesus morreu e ressuscitou pelos seus pecados para lhe dar uma vida nova – I Pedro 2:24 – isto é, trocar seu espírito morto por um espírito vivificado por Ele!

2.3. Conte que não existe outro que possa fazer a mesma coisa por alguém. Jesus é o único que pode nos dar uma vida nova. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14:6)

Jesus não é uma das soluções, mas a única solução. Só Jesus venceu a morte e, portanto, só Ele pode dar vida. Ninguém mais pode penetrar no espírito do homem e transformá-lo completamente.

2.4. Conte como você entregou a sua vida a Cristo: arrependeu-se dos seus pecados e convidou Jesus para ser o seu Senhor e Salvador – (João 1:12). Quando Jesus deu vida ao seu espírito, seu corpo e alma também foram transformados.

Não temos uma vida nova porque somos bonzinhos, ou temos boa moral, vida reta, etc. (Romanos 3:10); nem por boas obras (Efésios 2:8-9); nem porque temos uma religião (João 3: a história de Nicodemos – ele era um homem religioso mas precisava nascer de novo).

Passamos a ter uma vida nova quando Jesus entra em nós mediante o arrependimento dos pecados e entrega da vida a Ele (Gálatas 2:20).

2.5. Conte qual foi o resultado em sua vida:

– O seu ESPÍRITO foi vivificado (ganhou vida nova) – Efésios 2:1.

– Consequentemente, o seu CORPO passou a ser habitação do Espírito Santo – I Corin. 6:19.

– Os seus pensamentos, desejos e decisões (ALMA) passaram a ser controlados por Cristo – II Coríntios 10:5. Quando convidamos Jesus, ele vem para assumir o controle completo do nosso ser: espírito, alma corpo.

2.6. Desafie a pessoa a fazer a mesma coisa que você fez:

a) Reconhecer que seu espírito está morto (perdido) e que Jesus é o único que pode livrá-lo desta situação – I Timóteo 2:5.

b) Desejar mudar de vida – Lucas 15:18.

(Leia toda a história – Lucas 15:11-32 – para entender o versículo 18

c) Arrepender-se dos pecados – Atos 2:38

d) Entregar, num ato de fé, a sua vida a Jesus, ou seja, pedir que Ele venha para a sua vida como Senhor e Salvador – João 1:12. Explique para a pessoa como fazer isso.

“Senhor Jesus vem para a minha vida. Perdoa os meus pecados. Transforme. Daqui para a frente quero ser teu filho e teu servo. Amém. ”

Obs.: Se esta decisão não for tomada e, portanto, a pessoa não mudar a sua atitude durante a sua vida, a morte espiritual se tornará em morte eterna (separação definitiva de Deus) – Romanos 6:23.

3 – POR QUE TESTEMUNHAR?

3.1. É uma ordem de Deus – Atos 1:8.

3.2. É um privilégio – II Coríntios 5:20. Somos embaixadores de Deus.

3.3. É uma demonstração de amor – II Coríntios 5:14. Estamos oferecendo o que mais precisam. O amor de Cristo nos constrange a fazer isso.

3.4. É necessário porque as pessoas estão perdidas.

– Jesus veio buscar e salvar o perdido – Lucas 19:10

– A situação da pessoa sem Cristo – Efésios 2:12

– Sempre haverá pessoas prontas a ouvir

– Sempre haverá pessoas precisando de Jesus (fique atento!)

3.5. Faz parte do nosso crescimento espiritual.

– A pessoa salva por Cristo é usada por Deus como instrumento para a salvação e edificação de outros – II Timóteo 2:2

– É grande a alegria que sentimos ao ver pessoas sendo salvas e andando nos princípios de Deus – III João

4  –  7 REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA TESTEMUNHAR

4.1. Ter convicção da salvação – I João 5:13. Não posso falar de algo que não é real em mim.

4.2. Ter e demonstrar uma vida limpa – I Pedro 3:15 – Santificar a Cristo como Senhor significa que Ele está controlando todas as áreas da nossa vida. – I João 1:9 – É fundamental que tenhamos os nossos pecados confessados.

4.3. Interceder pelas pessoas – Efésios 6:19 e I Timóteo 2:1 – É importante ter uma lista de oração com nomes de pessoas que você quer que sejam salvas por Cristo.

4.4. Crer que o Espírito Santo vai agir na vida das pessoas – João 16:8.

4.5. Falar de uma pessoa – JESUS – e não de uma religião ou denominação – I Coríntios 2:1-2.

4.6. Desenvolver uma maneira de comunicar a mensagem de Deus.

4.7. O falar de Jesus deve brotar de um estilo de vida que você está vivendo e não como algo forçado ou fora da sua maneira de viver. Tenha a atitude de que testemunhar é algo de grande valor para os outros.

5 – COISAS QUE ATRAPALHAM NO TESTEMUNHO

5.1. Pecados não confessados – Provérbios 28:13.

5.2. Ter vergonha de falar ou falta de coragem – Romanos 1:16; Atos 4:13

5.3. Problemas de relacionamentos com outras pessoas que ainda não foram acertados – Romanos 12:17-20.

5.4. Não saber como comunicar a fé em Jesus – I Pedro 3:15.

5.5. Falta do poder do Espírito Santo – Atos 1:8.

Obs.: Deus já providenciou todas as coisas para que esses obstáculos sejam superados e possamos falar livremente de Jesus Cristo – II Pedro 1:3.

6 – FATORES QUE AJUDAM NO TESTEMUNHO

6.1. A maneira de falar deve ser agradável, natural e pessoal. Às vezes, o que dizemos é certo, mas a atitude está errada. Quando isso acontece, cria-se uma barreira entre a pessoa e Jesus.

6.2. Não entre em discussões desnecessárias – Tito 3:9. – Não discuta religião ou pontos de vistas controvertidos. Lembre-se de I Coríntios 2:1-2.

6.3. A apresentação do evangelho deve ser clara, simples e compreensível.

7 – O QUE ACONTECE QUANDO TESTEMUNHAMOS?

7.1. Há reações negativas: críticas, zombaria, gozação e perseguição – Atos 17:32-33 e 4:1-3.

7.2. Há conversões – João 4:39; Atos 17:34 e 4:4.

CONCLUSÃO

“O fruto do justo é arvore de vida, e o que ganha almas é sábio” – Provérbios 11:30.

7 Maneiras de Comunicar Cristo aos Outros

 

Thiago Aguiar

Thiago Aguiar, Casado com Juliana Aguiar, Cristão, Salvo por Jesus Cristo, Ministro do Evangelho, Bacharel em Teologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Empreendedor Digital, Blogueiro, Serve na Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, em Natal/RN.

Website: https://thiagoaguiar.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *